sabado_criatiivo
(Português) Sábado Criativo
Événements
VOIR +

Présence

Journal

Plus-homepage

Nouvelles

(Português) Saudação Dia Internacional da Mulher / 8 de Março

(Português) Saudação Dia Internacional da Mulher / 8 de Março

Désolé, cet article est seulement disponible en Portugais Européen. Pour le confort de l’utilisateur, le contenu est affiché ci-dessous dans une autre langue. Vous pouvez cliquer le lien pour changer de langue active.8 de Março é dia maior de luta pelos direitos da mulher, contra a exploração e pela valorização do trabalho, por avanços para sociedades mais justas. Juntos, mulheres e homens, comemoramos os avanços conseguidos, denunciamos os retrocessos, continuamos a luta. A 8 de Março de 1857, operárias têxteis americanas fizeram greve com ocupação da fábrica para exigir 10 horas de trabalho diárias (trabalhavam 16h), salário igual ao dos homens para trabalho igual (recebiam cerca de 1/3), respeito no trabalho. A repressão foi brutal: a fábrica cercada, encerrada e incendiada com as mulheres lá dentro; cerca de 13 trabalhadoras foram, assim, assassinadas. Aquelas mulheres operárias mostraram coragem e determinação, numa sociedade hostil e injusta, para lutar por melhores condições de vida. Mostraram que não há benesses; mostraram que direitos, que melhores condições de vida se conquistam pela organização colectiva e pela luta. Em homenagem àquelas mulheres operárias e ao seu exemplo, em 1910, uma Conferência Internacional de Mulheres cria o Dia Internacional da Mulher a 8 de Março. Desde então, muito foi conquistado mas também perdido. Ainda hoje reivindicações importantes das trabalhadoras, e trabalhadores, clamam por trabalho seguro e com direitos, por salários dignos, por salário igual para trabalho igual, pelo respeito no trabalho contra várias formas de discriminação e violência. Neste 8 de Março, homenageamos as mulheres que romperam grilhetas e lutaram por vidas melhores, denunciamos todas as formas de violência contra as mulheres, afirmamos que a luta continua contra o desemprego, por melhores condições de trabalho e de vida, por uma sociedade mais justa.
8 de mars
(Português) 20º Encontro Internacional de Arte Jovem

(Português) 20º Encontro Internacional de Arte Jovem

Désolé, cet article est seulement disponible en Portugais Européen. Pour le confort de l’utilisateur, le contenu est affiché ci-dessous dans une autre langue. Vous pouvez cliquer le lien pour changer de langue active.Perto de uma centena de jovens artistas e respetivos professores, oriundos de 13 países da Europa e Ásia - Bulgária, China, Egito, Eslovénia, Índia, Israel, Macedónia do Norte, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia, Turquia e Ucrânia - têm percorrido o Centro Histórico armados de cavaletes e material de desenho e pintura, registando segundo o seu próprio olhar cada canto, detalhe, ângulo, perspetiva ou imagem que a beleza do Alentejo a cada um se encarrega de inspirar. Os jovens foram hoje recebidos nos Paços do Concelho com votos de boas vindas de Carlos Pinto de Sá, e da Vereadora responsável pelo Pelouro da Educação Sara Dimas Fernandes. Os autarcas agradeceram a presença na cidade dos jovens artistas e dos respetivos professores, não deixando de felicitar a Galeria Teoartis pelo sucesso continuado deste Encontro Internacional que já vai na vigésima edição. Cada um dos artistas recebeu o respetivo certificado de participação, a que se seguiu a já habitual \"foto de família\". A partir de amanhã, 8 de outubro, estarão expostos em vários espaços da cidade trabalhos de edições anteriores do Encontro Internacional de Arte Jovem: na Galeria Teoartis, Igreja de S. Francisco, Igreja do Salvador e Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, até ao dia 31 de outubro. Na Igreja de S. Vicente, até ao dia 22 novembro.
7 de octobre

Documenti

Expérience

Accès rapides

Central Alentejo

CIMAC

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central é uma pessoa coletiva de direito público de natureza associativa e âmbito territorial e visa a realização de interesses comuns aos municípios que a integram.
cimac2.int.skilltech.pt


(Português) Nome


(Português) Email

Téléchargez notre appli